sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você tá desanimando???

É normal que na primeira semana de reeducação, agente fique SUPER HIPER MEGA motivada à mudar, e logo depois começa aparecer aqueles sintomas de fracasso e desanimo. Vou colocar aqui trechos de uma reportagem que li e achei bem interessante.



O que faz você desistir da dieta?

As primeiras semanas da dieta são tranqüilas e até rendem uma queda significativa do ponteiro da balança. Você segue um cardápio com poucas calorias, baseando-se nas dicas mais populares para ter sucesso no emagrecimento. O problema aparece quando, depois de um período de determinação, o pique para dar continuidade à reeducação alimentar some.
Não precisa desanimar, muito menos se culpar. Você pode estar confundindo erros com acertos. O resultado? A desistência do projeto de emagrecimento e de alimentação saudável vem à tona. Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional doMinha Vida, lista, a seguir, os enganos que podem rondar sua dieta e levá-la ao fracasso.

Fazer das saladas suas refeições principais
Antes de tudo, vale frisar que existem saladas e saladas , brinca Roberta. Ela explica: ao falarmos de salada, podemos tratar da ingestão de apenas uma folhosa, como alface, ou de uma refeição completa, cuja a base é uma folhosa . As saladas consideradas completas incluem legumes, queijos, pães e até mesmo um tipo de carne. 
Lançar mão de alimentos diet e light
Tais alimentos não significam, necessariamente, que são menos calóricos que suas versões tradicionais. Roberta sugere um teste: quando for ao supermercado, analise os diversos rótulos dos pães light. Você vai ter uma surpresa ao encontrar o mesmo alimento com características nutricionais tão variáveis . 
Trocar sucos naturais por refrigerantes diet ou light
A energia contida nos alimentos é apenas uma entre dezenas de características que eles apresentam. Os refrigerantes light, diet ou zero apresentam nenhuma ou uma quantidade bem reduzida de calorias. Mas, ao mesmo tempo, não em nenhuma qualidade nutricional , informa Roberta. Outro ponto negativo da bebida é que elas contêm gás, dificultando assim a digestão e dando uma falsa sensação de saciedade.
Os sucos naturais, apesar de mais calóricos, são riquíssimos em nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas, minerais e carboidratos. Além disso, as calorias são fundamentais até mesmo para quem quer emagrecer , surpreende a especialista. Ela esclarece que a quantidade calórica adequada às suas necessidades é a chave da eliminação de peso sem comprometimento da saúde.
Subir na balança a todo momento
De acordo com a nutricionista do Minha Vida, emagrecer é um processo não-linear. Se você emagreceu 300 gramas em um dia, não quer dizer que os dias seguintes seguirão a mesma quantidade. O emagrecimento passa por altos e baixos e até mesmo por períodos em que o ponteiro da balança não aponta sequer um grama a menos , conta.

Por isso, Roberta não aconselha a subir na balança mais que uma vez por semana. Se você não estiver muito seguro sobre a reeducação alimentar, pesar-se freqüentemente pode gerar frustrações, sendo mais um atalho para a desistência do objetivo , completa.

Quando o ponteiro da balança teima em ficar estático, a nutricionista recomenda que você lembre que isso faz parte de um processo natural. Também é válido rever seu comportamento nos últimos dias, checando se a estagnação não é por causa de algum deslize seu. 
Seguir o cardápio à risca e pecar pela falta de exercícios
O metabolismo tende a se adaptar à restrição de calorias que lhe é imposta. Dessa maneira, é necessário aumentar o gasto energético para que o emagrecimento ocorra de forma mais efetiva , aponta a nutricionista. Ela garante que os exercícios são os melhores aliados para esta missão, tanto para quem quer atingir uma meta de emagrecimento quanto para quem quer mantê-la.

No início, assim como a mudança de hábito alimentar, o aumento do nível de atividade física pode parecer penoso. Dando tempo ao tempo e deixando os resultados aparecerem, o cenário muda. Ou seja, com o cardápio adequado aliado à prática de atividade física, certamente, o resultado aparecerá.



2 comentários:

  1. Olá,amei as dicas que vc postou,realmente na primeira semana de RA foi o maximo,depois parece que estou arrastando...complicado né?Uma ótima semana,beijos...

    ResponderExcluir
  2. Oi... adorei as dicas... realmente me identifiquei com elas... tô tentando sempre recomeçar... mas dessa vez vai!!!
    Força na RA e conta comigo...
    Beijos,
    Mari
    http://www.comofiqueimagra.blogspot.com

    ResponderExcluir